Rede Nossa São Paulo e Ibope lançam sexta pesquisa sobre Mobilidade Urbana

Resultados do levantamento que mostrará, por exemplo, o tempo médio gasto pelos paulistanos no trânsito e o nível de satisfação com o transporte coletivo será no dia 17 de setembro

Airton Goes airton@isps.org.br

Como parte das atividades programadas para a Semana da Mobilidade na capital paulista – de 16 a 22 de setembro –, a Rede Nossa São Paulo e o Instituto Ibope lançam no dia 17 a sexta edição da pesquisa sobre Mobilidade Urbana. O evento será realizado às 10 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo.

Candidatos a vereador – um de cada partido – estão sendo convidados para comentar os resultados da pesquisa, que aborda os mais diversos aspectos da mobilidade em São Paulo, como o tempo gasto no trânsito, a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público e a satisfação com o transporte coletivo.

Além de expressar as opiniões de suas bancadas sobre os dados, os convidados também poderão apresentar as propostas de seus partidos para as questões da mobilidade. A atividade também contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador José Police Neto, que apresentará os indicadores levantados pelo próprio Legislativo paulistano.

Na pesquisa Rede Nossa São Paulo/Ibope do ano passado – a quinta edição do levantamento sobre a Mobilidade Urbana –, foi apurado que o paulistano gastava em média 2h49min no trânsito em seus deslocamentos diários. Na edição anterior, de 2010, o tempo médio gasto era de 2h42.

Para participar do evento de lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana, confirme presença com Andrea Magri, no e-mail: andrea@isps.org.br.

Serviço:
Lançamento da Pesquisa Rede Nossa São Paulo/Ibope sobre Mobilidade Urbana
Data: Dia 17 de setembro de 2012
Horário: às 10 horas
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal de São Paulo
Endereço: Viaduto Jacareí, 100 – 8º andar – Bela Vista

Vaga Viva e outras atividades

A Semana da Mobilidade começa no dia 16/9, domingo, e termina do dia 22/9, sábado, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Uma série de atividades está sendo preparada pela Rede Nossa São Paulo e por organizações parceiras, que participam do Coletivo da Mobilidade.

Além do lançamento da pesquisa sobre Mobilidade Urbana, já está confirmada a realização da atividade chamada Vaga Viva, que consiste no uso de vagas de estacionamento nas vias públicas para atividades de lazer e convivência entre as pessoas, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel.

Dias, horários e locais da Vaga Viva:
Dia 21/9, das 8 às 18 horas, na Rua Padre João Manoel (esquina com Avenida Paulista)
Dia 22/9, das 8 às 18 horas, na Praça do Ciclista (também ao lado da Avenida Paulista)

De acordo com as organizações que integram o Coletivo da Mobilidade – responsável pela promoção das atividades –, a mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo e está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população.

Neste sentido, várias cidades do mundo decidiram dedicar uma semana – de 16 a 22 de setembro (quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro) – para refletir, debater e promover ações para melhorar a mobilidade.

Em São Paulo, frente aos inúmeros congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente provocados pelo excesso de veículos nas ruas, a adesão à campanha se torna ainda mais urgente.

A Rede Nossa São Paulo está no sexto ano consecutivo de mobilização e busca juntar forças para a construção de uma agenda única e com poder de interferir em políticas públicas. Esta é uma grande oportunidade de chamar a atenção da sociedade civil para o tema da mobilidade urbana e os problemas decorrentes da poluição do ar gerada pelos veículos motorizados.

Leia também: Organizações sociais querem transporte público grátis no Dia Mundial Sem Carro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s