Governo

O apoio do governo é imprescindível para incentivar os cidadãos, empresas e instituições de ensino a adotar diferentes meios de transporte no Dia Mundial Sem Carro e na Semana da Mobilidade.

Jornada Na Cidade Sem Meu Carro

Um exemplo de como governos podem se engajar é a Jornada Na Cidade Sem Meu Carro. No Brasil, a exemplo das Jornadas Internacionais, é proposto que as prefeituras municipais delimitem um perímetro de proteção dos automóveis, geralmente áreas reconhecidas pela importância no trânsito. Nesse perímetro, durante todo o dia 22 de setembro, só circulam pedestres e pessoas em bicicletas, ambulâncias e veículos dos serviços essenciais. Além disso, o  espaço deve ser usado para realização de atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a mobilidade urbana.Para mais informações sobre a Jornada, clique aqui.

European Mobility Week

Na Semana da Mobilidade da Comissão Européia, existe uma plataforma da Internet onde todas as cidades participantes podem se cadastrar e apresentar as atividades que foram programadas ao longo dos dias 16 e 22 de Setembro. Nesta semana, todas as cidades são encorajadas a utilizar e testar novas soluções para a mobilidade urbana, com apoio da Comissão Européia.

Para participar, as cidades devem se registrar no site e se comprometer a desenvolver ações de conscientização, incentivar o abandono do carro no dia 22 e delimitar uma área para atividades de sensibilização.  Entenda mais sobre o projeto, clicando aqui.

Lei Municipal do Dia Mundial Sem Carro

A cidade de São Paulo, em 2006, criou uma Lei instituindo o Dia Mundial Sem Carro,  onde o Poder Público se compromete a  envidar esforços em campanhas educativas para fomentar o uso de outros transportes na cidade, evitando o carro. Conheçam a Lei Municipal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s